Gerei resíduos, como devo fazer em BH ?

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é responsável pela coleta domiciliar de lixo, varrição, capina e aterramento de resíduos, coleta seletiva, reciclagem de entulho e compostagem, entre outros. Hoje, 96% dos moradores da cidade são atendidos com coleta domiciliar, que, por dia, recolhe aproximadamente 4.700 toneladas de lixo em Belo Horizonte.

caminhao

 O que é o lixo domiciliar e como esse resíduo deve ser descartado?

Os resíduos sólidos domiciliares ou lixo domiciliar compreendem os resíduos de residências, de edifícios públicos e coletivos, além de comércio, serviços e indústrias, desde que apresentem as mesmas características dos provenientes de residências. É o lixo gerado no dia a dia, como restos de alimentos, embalagens diversas e produtos de higiene pessoal.

O lixo domiciliar é recolhido pela Prefeitura e deve ser exposto no passeio, devidamente acondicionado, nos dias e horários determinados pela SLU. Para saber o calendário da coleta na sua rua, informe-se pelo Telefone 156.

O acondicionamento dos resíduos deve ser feito da seguinte forma:

.
elimine os líquidos;
 embale corretamente os materiais pontiagudos, perfurantes e cortantes, em jornal ou outro tipo de papel, de modo a prevenir acidentes e não machucar o gari.

.

 Como descartar entulho, madeira, móveis velhos e resíduos de podas?

Esses resíduos não são considerados lixo domiciliar, portanto, não são recolhidos pela coleta. Mas a Prefeitura disponibiliza alternativa gratuita para o descarte desses materiais. Basta levá-los a uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV).

O volume de resíduo diário, por pessoa, é de 1 metro cúbico, o que equivale ao volume de um porta-malas, ou duas carroças. Além de entulho, madeira, móveis velhos e resíduos de podas de árvores e jardins, as URPVs recebem pneus e colchões.

As unidades não recebem lixo doméstico, lixo de sacolão, resíduos industriais ou de serviços de saúde, nem animais mortos.

 Confira aqui os endereços das URPVs.

.

 O que são materiais recicláveis e como funciona a coleta seletiva em Belo Horizonte?

Os materiais recicláveis são classificados em papel, plástico, metal e vidro. Eles são recolhidos pela coleta seletiva e encaminhados para a destinação correta, a fim de serem reaproveitados.

Belo Horizonte é beneficiada por duas modalidades de coleta seletiva: ponto a ponto e porta a porta.

 Coleta seletiva ponto a ponto: Nesse tipo de coleta, são instalados contêineres nas cores padrão para os materiais recicláveis: azul para o papel, vermelho para o plástico, amarelo para o metal e verde para o vidro.

A população separa os recicláveis em sua residência ou local de trabalho e os deposita em contêineres instalados pela Prefeitura. Cada ponto é chamado de Local de Entrega Voluntária (LEV).

 Confira aqui os endereços dos LEVs.

.

 Coleta seletiva porta a porta: os materiais recicláveis são separados pelos moradores e recolhidos pela Prefeitura. Eles são destinados para as associações ou cooperativas de catadores e trabalhadores com materiais recicláveis, participantes do Fórum Municipal Lixo& Cidadania.

Confira aqui os bairros que recebem a coleta seletiva porta a porta.

.

 Como descartar os grandes volumes de entulho?

Para o descarte gratuito de entulho, Belo Horizonte conta com as Estações de Reciclagem de Entulho. Nessas unidades, os resíduos da construção civil são transformados em agregados reciclados, podendo substituir a brita e a areia utilizadas em elementos da construção civil que não tenham função estrutural.

Essas unidades recebem os resíduos transportados por caminhões e empresas de caçambas desde que apresentem, no máximo, 5% de outros materiais (papel, plástico, metal etc.) e não contenham terra, matéria orgânica, gesso e amianto.

Para mais informações sobre esse serviço, clique aqui.

Outra opção para o descarte correto de resíduo de construção civil, como restos de componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento), argamassa, concreto e terra, são os aterros particulares autorizados pela Prefeitura.

.

 Quais são as penalidades para quem faz o descarte irregular dos resíduos?

A deposição irregular em passeios, canteiros centrais, vias, praças e lotes vagos sujeitam o infrator a multas de até R$ 4.303,46.

Fonte: clique aqui